Artigos |

18/03/2022

IR 2022: saiba como declarar gastos com testes de Covid-19

18/03/2022

Contribuinte deve ficar atento, pois nem todos os tipos de testes são aceitos pela Receita Federal

Os testes para detecção da Covid-19 podem ser deduzidos do Imposto de Renda como despesas de saúde. No entanto, os contribuintes devem ficar atentos para alguns detalhes.

Nem todos os tipos de teste são aceitos pela Receita Federal para constarem na declaração. Aqueles feitos em farmácias, por exemplo, não podem ser deduzidos.

Os testes aceitos são os que têm notas fiscais emitidas por laboratórios ou hospitais. “Nessa nota fiscal deve constar o CPF do contribuinte ou o CPF de um dependente”, afirma o advogado tributarista Cláudio Leite Pimentel.

O advogado lembra que é preciso guardar a nota pelo prazo de cinco anos, período em que a Receita pode contestar gastos do contribuinte.

Pimentel também recomenda que seja feita a indicação precisa do laboratório ou hospital onde foi realizado o teste, com o CNPJ, para evitar problemas futuros. “O cuidado que deve existir no momento da declaração está nos detalhes”, afirmou.

O prazo de entrega do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda 2022 começa em 7 de março e vai até 29 de abril. A Receita prevê 34,1 milhões de declarações neste ano.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar